segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cinco noites, Cinco concertos

Coisas que a vida me possibilita, estando pertinho de Londres, e recebendo visitas frequentes de amigas (pandas):





Broken Bells @ Royal Festival Hall (21.06.10) -
para mim foi memorável. São sete músicos em palco, um profissionalismo inquestionável, e com um surpreendente James Mercer (ele consegue todas as variações de voz que se ouve em disco, incluindo o falsete-maravilha) e com um Danger Mouse hiper concentrado, mas mesmo assim a transbordar de pinta. Não há imagens do concerto no youtube, mas fica este video onde a dupla aparece em formato astronauta (ou neste link, numa versão mais simples)





Charlotte Gainsbourg @ Sheperds Bush Empire (22.06.10) - Tão bem que esteve a menina que tinha medo de dar concertos. No início, o som estava péssimo, mas depois lá se compôs, e lá cantou a Charlotte, tímida mas simpática. Neste video, ela canta uma música do papá.





Tune Yards @ London Scala (23.06.10) - não conhecia nada nada disto, mas confiei na palavra de amigos que juravam a pés juntos que isto era espectacular. E pois foi, abençoados amigos. Neste video (não há nenhum do concerto) tem-se uma ideia das possibilidades da voz desta senhora. Mas junte-se a isto mais 3 elementos da banda (percussão e guitarra) e resulta numa energia incrível, uma festarola de início ao fim.





The Strange Boys @ Borderline (24.06.10) -
gosto tanto tanto destes rapazes. Que belo concerto! Um espaço minúsculo mas lendário de Londres (tocaram lá bandas como os R.E.M, Pearl Jam, Pulp... etc, quando eram pequenininhos) a abarrotar de gente que tudo o que queria da vida era dançar e pular ao som deste rock moderno mas nostálgico, a lembrar noites de farra e manhãs de ressaca, mas que fazem tão bem à alma! Eles vão estar em Portugal e eu recomendo tanto!!! (à conversa com o vocalista no final, ele confessou que Portugal era o sítio preferido deles na Europa..). À falta de videos do concerto (não acredito que saíssem bem, com tanto suor e bailarico) fica a 'Be Brave' - o super conseguido single do segundo álbum (sim, porque eles são bebés mas já têm 2 álbuns!)





Dirty Projectors @ Barbican (25.06.10) - mais outro concerto sem videos no youtube. Parece-me que a malta prefere desfrutar dos concertos do que filmar. Este foi um concerto absolutamente fora do comum: a primeira parte foi a apresentação de uma... como eles chamam 'glitch opera' (sabe-se lá o que é isto), que aparentemente foi escrita pelo Dave Longstreth quando tinha 21 anos. Conseguiram empreende-la com o nome de The Getty Address, com a ajuda de uma orquestra chamada 'Alarm will sound'. Musicalmente, o experimentalismo foi muito interessante, falhou, na minha opinião, a forma como a história tocada foi contada, ou seja, era difícil perceber o enredo de uma opereta sem qualquer apoio visual ou sinopse prévia. Temos as folhas de sala, com a explicação, mas confesso que ainda não li tudo. A segunda parte, essa sim, foi um normalíssimo concerto onde a sala (previamente disposta para orquestra) até ficou grande demais. Mas a banda esteve belíssima. Deixaram o recado de um novo álbum a sair esta semana. Avisado assim em cima da hora. Desconfio que é este EP em colaboração com a Bjork. Fica o video de uma das minhas preferidas do último álbum.

terça-feira, 15 de junho de 2010

The Heart and the Bottle


Este livro (infantil), deixou-me muito perto das lágrimas.

(The Heart and the Bottle, Oliver Jeffers, 2010)

sábado, 12 de junho de 2010

Ir ao hipermercado afinal é fixe (II)

Mais 2 músicas novas!!!

'We used to wait'





'Roccoco'

Ir ao hipermercado afinal é fixe

Em Montréal pode acontecer de ires um dia ao hipermercado, e quando voltas para o parque de estacionamento, para carregar o carro com as compras, deparas-te com um concerto surpresa dos Arcade Fire. A banda lançou a pista no próprio dia do concerto (9 de Junho), através do site. A malta tinha de fazer o download de um mp3 ou video, e ir ouvindo as pistas até descobrir o local onde iam tocar. Na infelicidade de não estar lá, encontrei estes videos que mostram como foi o concerto. Estas músicas 'Modern Man' e 'Ready to Start', são do álbum novo, presumo, e ouviram-se pela primeira vez ali. (As meninas violinistas não tocam nestas músicas mas noutros videos aparecem. Por isso lá se vai o rumor que a banda tinha mandado as violinistas à fava)






Ver a reportagem do concerto-surpresa aqui:

quarta-feira, 9 de junho de 2010

O que andais a ler?

"It is what you read when you don’t have to
that determines what you will be when you can’t help it."

— Oscar Wilde

terça-feira, 8 de junho de 2010

Que bem que eu estou em Barcelona


Às 9 e pouco da manhã de hoje, tinha estes argumentos para não me dar vontade nenhuma de voltar para o Reino.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Em jeito de Facebook

Aqui ficam duas dicas que tenho apontadas para postar aqui no Blog. São tantos os papelitos com notas... só devagarinho é que me posso livrar deles...

Impressão minha, ou a música nova dos Chemical Brothers é muito fixe? (fixe foi o melhor que me saiu assim logo de manhã). Ou estarei já influenciada pelo espírito veraneante e pré-festivaleiro que aí anda?


The Chemical Brothers / Swoon

SoundTown (EMI Music Japan) | Vídeos musicales MySpace



Já agora, na minha opinião, uma das melhores músicas do 'Heligoland', o mais recente dos Massive Attack, num video estranho e algo desconcertante, mas muito bonito.