sábado, 3 de abril de 2010

Em Janeiro, Fevereiro, Março (e Abril), concertos mil!

She Keeps Bees (12/02/10 @ Cardiff Arts Institute) - Num dos meus sítios preferidos em Cardiff (que acho que um dia terei de fazer um post só sobre este sítio) acontecem amiúde concertos à borla, de bandas locais e não só. Os She Keeps Bees são uma dupla de Brooklyn, NY, e ela tem a voz que é uma mistura de Cat Power com Jefferson Airplane e é fabulosa. A música anda à volta do blues com rock dos 90 e coisas mais folk. Resulta muito bem.



Vampire Weekend (14/02/10 @ HMV Picture House, Edinburgh) - No dia dos namorados, nada melhor do que rentabilizar o passeio à Escócia e combater a piroseira do dia com o concerto dos Vampire Weekend, na tour de apresentação do novo álbum Contra. O concerto foi absolutamente divertido, uma hora e meia de pândega. O momento alto, esse, foi a meia luz, vermelha, ao som da Stand by Me, versão música-de-elevador, e com o Ezra a sussurrar conselhos de amor, para os solitários ou para os bem-acompanhados. Fica aqui o único registo que encontrei no youtube deste belo momento que nos foi certeiro ao coração!



Hjaltalín + Dry the River (09/03/10 @ Norwegian Church, Cardiff) - Esta banda vem da Islândia e tem um nome impronunciável. O concerto deles foi muito interessante, em especial a conjugação de guitarra/baixo/bateria com violino e uma espécie de oboé, que acabam por misturar rock/folk com música de câmara. A banda de abertura, os Dry the River, foram excepcionais. Têm apenas um home-made EP que por umas míseras 3£ já cá está na prateleira dos discos. Melhor de tudo, mas o melhor assim a milhas, foi o local onde tudo se passou: uma antiga igreja construída na baía de Cardiff para os pescadores noruegueses que por cá passavam. Agora é um bar e sala de eventos. Muito provavelmente um dos melhores sítios onde já vi um concerto.



The Hidden Cameras (22/03/10 @The Gate, Cardiff) - Os Hidden Cameras são tão bons, que não mereciam a falta de profissionalismo desta sala de espectáculos que, tendo apenas arranjado condições para o check-sound tarde e a más horas, cortou abruptamente o som durante a última música do concerto, uma vez que só tinham licença de ruído até às 11 da noite. Culpa da organização, quem sofreu foi a banda, que mesmo sem amplificação tocou a música até ao fim, como bons profissionais que são, e o público, que teve que levar com a desorganização toda do evento. Daquilo que tocaram, foi fantástico. No final, estivemos à conversa com o vocalista e compositor Joel Gibb, que disse que gostava mesmo era de ir tocar a Portugal.
Neste dia não se ouviu esta, que é o grande single do novo álbum:



Owen Pallett (25/03/10 @ Millenium Hall, Cardiff) - Cada vez mais admiro este senhor. O álbum novo dele Heartland anda colado aos meus ouvidos, em especial esta. Não me canso. O concerto foi pura hipnose, do início ao fim. Um dos momentos altos: a divertida versão da Fantasy, da Mariah Carey, com um elogio aos peitos da senhora. (Um momento escolhido a dedo para a Carlinha Pandinha, que me veio visitar ao reino, e esteve comigo neste concerto). Ora vejam aqui:

Um comentário:

bonifaceo disse...

Muito bem!

E como deves saber, hoje sai o novo dos MGMT, Congratulations, no Canadá e EUA e acho que para a semana no resto do mundo.