domingo, 21 de março de 2010

Cinema e Direitos Humanos

A BBC, que faz verdadeiro serviço público com o seu iPlayer (que disponibiliza online a maioria dos conteúdos, incluindo séries, filmes e documentários) fez com que esta semana eu assistisse a dois filmes fabulosos. Pela qualidade, pelo bom gosto, e pelas histórias, duras e verdadeiras. Cinema que estabelece uma relação directa com o tema dos Direitos Humanos, sem heroísmo e sem o moralismo ocidental e efémero, próprios daqueles filmes que levam as estatuetas todas.



Buddha Collapsed Out of Shame/ Buda as sharm foru rikht (2007)
, de Hana Makhmalbaf - Em 2001 milícias talibãs destruíram as milenares estátuas de Buddha em Bamiyan, Afeganistão. O enorme vazio depois do desaparecimento destas estátuas é o pano de fundo. Este filme mostra fundamentalismo, pobreza, racismo, sexismo, política e religião através dos olhos de uma menina que só quer ir à escola, aprender anedotas.



Water (2005/2007), de Deepa Mehta - Na Índia ser-se viúva significa que metade da mulher morreu também. A vida que resta, é passada num templo de viúvas, obrigadas à pobreza e à exclusão social, vivendo cada dia só à espera do dia da própria morte. Casar novamente significa a vergonha e a maldição para as próximas vidas. Muitas destas mulheres ficam viúvas quando ainda são crianças, porque foram obrigadas a casar na infância. Actualmente, são cerca de 34 milhões de mulheres a viver nestas condições.

3 comentários:

bonifaceo disse...

Eu não sou propriamente fã deste tipo de história, pelo menos assim narrada em filme durante tanto tempo, prefiro sabê-las logo em resumo, mas isto apenas porque acho demasiado estúpido e triste este tipo de coisas e não querer estar durante 2h a ver tal crueldade.
E dou-te toda a razão nas estatuetas. Como muitas vezes acontece, não verei a maioria dos filmes que ganhou as ditas "principais".

Hawaiian PinUp Girl disse...

mas se tiveres oportunidade, Boni, vê os filmes. Eu só mencionei o tema de fundo. Tanto num filme como noutro, são mostradas perspectivas. São essas que nos mudam a forma de ver as coisas!

bonifaceo disse...

Hum. Está bem, se houver oportunidade, verei.