quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A Christmas miracle!


De certeza que ouviram falar do mais recente fenómeno musical no Reino Unido: um verdadeiro milagre de Natal atingiu os charts britânicos!
Em traços gerais: há 4 anos que o single mais descarregado na net por época de Natal pertence ao concurso X Factor, uma espécie de Operação Triunfo mas que os britânicos vivem cem mil vezes mais intensamente, que basicamente dita aquilo que todo o país vai ouvir nos próximos tempos, e que discos, roupas e ícones é que o povo vai comprar, e enche páginas e páginas de revistas que lá não são só cor-de-rosa: são rosa fluorescente.
Este concurso é maquiavelicamente controlado por um senhor da indústria pop, também júri no programa, de nome Simon Cowell, o verdadeiro ditador a que a imprensa musical alternativa chama de Grinch.
Ora este ano, um movimentos de alguns desconhecidos bandalhos alojado no Facebook, decidiu promover uma campanha altamente incómoda para este senhor, e apelar a que todos, mas todos mesmo, descarregassem o épico dos Rage Against the Machine, Killing in the Name Of, por uns míseros 99 cêntimos. Esses bandalhos, entre os quais a minha pessoa, são agora um milhão, e conseguiram aquilo que muitos já chamam de episódio histórico na indústria musical.
De repente, o mercado foi desafiado, os super patrões da pop foram fintados, e o single que mais se vendeu online no Reino Unido este Natal tem 17 anos (!!!!)
A banda já comentou, anunciou que os lucros vão para uma instituição que ajuda os sem-abrigo, e que vai dar um concerto gratuito para este milhão que lhes lembrou que foi este espírito de rebeldia que os uniu. Cito: make no mistake about it, this was a political act. This was an entire nation delivering a stinging slap of rejection to the whole notion of pre-fabricated pop ruling the charts.
Cuidado com estas subtilezas. Não se subestime o poder destes movimentos espontâneos que são de facto actos políticos, nem se ponha em causa esta liberdade que a internet permite. O povo não anda assim tanto a dormir. Fuck you I won't do what you tell me!

2 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso.

Bom Natal, miúda.
Sílvio

bonifaceo disse...

Hum, então era isso o que eu tinha visto sobre ti e a música, numa das minhas super rápidas incursões pelo facebook.
É bem, muito bem.