terça-feira, 25 de maio de 2010

James e Joanna

Últimos concertos que tive a sorte de ver:


LCD Soundsystem + YACHT @Brixton Academy, Londres, 24/04/10


O meu conceito de diversão é isto mesmo: um concerto espectacular, onde dancei mais do que em 10 aulas de aeróbica, numa sala de espectáculos(*) fantástica, e acompanhada de malta que foi exactamente para o mesmo. Ora aí está.Com os YACHT a abrir, já se antevia uma noite de farra, já que eles deram concerto digno de banda principal. Foi a segunda vez que os vi (a primeira foi num improvável domingo à noite na Via Latina, para umas 30 pessoas) e voltei a achar que eles eram fantásticos.
Nesse sábado, o sr. James Murphy saiu na capa do suplemento cultural do Guardian com uma entrevista que deu gosto ler, em especial a parte em que ele diz tudo: "I see this band as pure evidence that having a decent idea is more important than being talented". À noite, foi um festão, muitas músicas do álbum novo e mais ainda das antigas, com direito a balões e tudo, como este momento aqui filmado por alguém que ficou no balcão. Só com este video consegui ver a banda a ir embora, depois de fecharem com a New York I love you..., já que a criançada estava tão animada com os balões, que só quando parámos de brincar é que demos conta que já a banda tinha desaparecido.



(*) (o meu blog ainda não aceita o novo acordo ortográfico)

Joanna Newsom @ Royal Festival Hall, 12/05/10

Mas que raio é que a mãe desta menina lhe deu para comer em pequena, que ela além de lindíssima, tem uma voz vinda do céu, e toca harpa como um anjo (na verdade nunca conheci nenhum anjo, mas faz parte do imaginário popular). Apesar de neste concerto ter ficado num lugar péssimo, onde apenas dava para ver a rapariga em tamanho microscópico, o Royal Festival Hall tem a vantagem de ter uma acústica maravilhosa, arrisco dizer que é a melhor sala onde já estive em termos de som. Por isso, apesar de pequenina, de não lhe ver as tranças nem o estampado do vestido, parece que ela me cantou ao ouvido, e por quase duas horas. Acredito fortemente que, se existe um Céu, no sentido bíblico do termo, os discos da Joanna Newsom passam várias vezes e em loop nas colunas das ruas desse sítio.
Aqui fica a ida dela à BBC uns dias antes, e onde se pode ver muito melhor a menina-diva e a sua harpa de perto.

Nenhum comentário: