terça-feira, 18 de maio de 2010

Filmes que me deram a volta ao cérebro


Antichrist (2009) - Este é um dos filmes mais bonitos que já vi. Palavra. No sentido estético, parece-me que o cinema chegou aqui a uma obra de arte belíssima. No entanto, nunca mais quero ver este filme. O Lars Von Trier passou-se de vez. Quem não estiver preparado para ver a mais cruel tortura, perturbadora violência, sexualidade doentia, nem pense em ver este filme. Não foi por acaso que quase todo o público em Cannes se levantou e saiu da sala.



Dogtooth (2009) - Tentem pensar num filme grego que vos tenha agradado. A mim não me ocorre nenhum. Até ver este. É sem dúvida um dos filmes mais hilariantes que já vi. Nem estou bem segura a usar a palavra 'hilariante'... talvez: bizarro, nonsense, disfuncional, mas fabuloso. Mas tem detalhes tão distorcidos, que nem sei se posso orgulhar-me em dizer que adorei este flme. Imaginem uma família que vive hermeticamente isolada de todo o mundo, com 3 adolescentes que têm a inocência de crianças, que acham que os gatos são monstros terríveis que querem comer pessoas vivas, e que 'zombies' são flores pequeninas amarelas. Isto são só pequenos detalhes, para além de interpretações excelentes, realização e fotografia muito bem conseguidas. O filme é o must-see do ano. Não admira que tenha ganho tantos prémios.



Paprika (2006) - Ok. Descrever este filme? Hmmm.... imaginem que estão a sonhar, ou estão naquela fase do início do sono onde tudo é disparatado. Imaginem acordar e não perceber nada desse sonho, apenas pedaços desconexos e imagens mentais. Agora imaginem tudo isto em anime.

Nenhum comentário: