segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cinco noites, Cinco concertos

Coisas que a vida me possibilita, estando pertinho de Londres, e recebendo visitas frequentes de amigas (pandas):





Broken Bells @ Royal Festival Hall (21.06.10) -
para mim foi memorável. São sete músicos em palco, um profissionalismo inquestionável, e com um surpreendente James Mercer (ele consegue todas as variações de voz que se ouve em disco, incluindo o falsete-maravilha) e com um Danger Mouse hiper concentrado, mas mesmo assim a transbordar de pinta. Não há imagens do concerto no youtube, mas fica este video onde a dupla aparece em formato astronauta (ou neste link, numa versão mais simples)





Charlotte Gainsbourg @ Sheperds Bush Empire (22.06.10) - Tão bem que esteve a menina que tinha medo de dar concertos. No início, o som estava péssimo, mas depois lá se compôs, e lá cantou a Charlotte, tímida mas simpática. Neste video, ela canta uma música do papá.





Tune Yards @ London Scala (23.06.10) - não conhecia nada nada disto, mas confiei na palavra de amigos que juravam a pés juntos que isto era espectacular. E pois foi, abençoados amigos. Neste video (não há nenhum do concerto) tem-se uma ideia das possibilidades da voz desta senhora. Mas junte-se a isto mais 3 elementos da banda (percussão e guitarra) e resulta numa energia incrível, uma festarola de início ao fim.





The Strange Boys @ Borderline (24.06.10) -
gosto tanto tanto destes rapazes. Que belo concerto! Um espaço minúsculo mas lendário de Londres (tocaram lá bandas como os R.E.M, Pearl Jam, Pulp... etc, quando eram pequenininhos) a abarrotar de gente que tudo o que queria da vida era dançar e pular ao som deste rock moderno mas nostálgico, a lembrar noites de farra e manhãs de ressaca, mas que fazem tão bem à alma! Eles vão estar em Portugal e eu recomendo tanto!!! (à conversa com o vocalista no final, ele confessou que Portugal era o sítio preferido deles na Europa..). À falta de videos do concerto (não acredito que saíssem bem, com tanto suor e bailarico) fica a 'Be Brave' - o super conseguido single do segundo álbum (sim, porque eles são bebés mas já têm 2 álbuns!)





Dirty Projectors @ Barbican (25.06.10) - mais outro concerto sem videos no youtube. Parece-me que a malta prefere desfrutar dos concertos do que filmar. Este foi um concerto absolutamente fora do comum: a primeira parte foi a apresentação de uma... como eles chamam 'glitch opera' (sabe-se lá o que é isto), que aparentemente foi escrita pelo Dave Longstreth quando tinha 21 anos. Conseguiram empreende-la com o nome de The Getty Address, com a ajuda de uma orquestra chamada 'Alarm will sound'. Musicalmente, o experimentalismo foi muito interessante, falhou, na minha opinião, a forma como a história tocada foi contada, ou seja, era difícil perceber o enredo de uma opereta sem qualquer apoio visual ou sinopse prévia. Temos as folhas de sala, com a explicação, mas confesso que ainda não li tudo. A segunda parte, essa sim, foi um normalíssimo concerto onde a sala (previamente disposta para orquestra) até ficou grande demais. Mas a banda esteve belíssima. Deixaram o recado de um novo álbum a sair esta semana. Avisado assim em cima da hora. Desconfio que é este EP em colaboração com a Bjork. Fica o video de uma das minhas preferidas do último álbum.

5 comentários:

bonifaceo disse...

The Strange Boys soa a "algo antigo", tipo, da década de 50 ou 60...
Eles e Broken Bells e Dirty Projectors são (os mais) engraçados. :D

Mas engraçada és tu, aliás, uma sortuda, por desfrutar de todos esses concertos.

bonifaceo disse...

Se ainda não viste, uma prenda:

http://www.youtube.com/watch?v=joAvs3o6Vwg

A Sarah a tocar sintetizador!
Como queria ter a certeza se era só nessa actuação andei a pesquisar e nada melhor que o início deste vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=cAdnNfZG8qk

Até tens um vídeo desta música mas não dava para ver. Hoje voltei a ouvir várias novas e também já ando a gostar mais. Estes meninos já faziam falta.

bonifaceo disse...

Ai...!! Andas por aí em Veneza e já não queres saber disto para nada?! Aqui uma pessoa a falar para o boneco! :D

Hawaiian PinUp Girl disse...

pois foi Boni, so cheguei hoje e ainda vai demorar a por a escrita em dia! obrigada pelos videos, um deles ja tinha visto. e espreita este, do concerto deles na semana passada em Londres. Eu nao fui... esta musica 'Rococo' para mim é uma das mais fortes das novas

http://www.youtube.com/watch?v=4zj_PsS3rGw

bonifaceo disse...

Não te tenho visto na rede... férias?!
Ou andas tão entusiasmada com o novo álbum dos meninos que não tens feito outra coisa senão ouvi-lo?!
Comprei o meu na 5ª, vou hoje ouvi-lo! :D

Beijo.