quinta-feira, 26 de junho de 2008

1º Census "Us Kids Know"

Olá caros 5 ou 6 leitores. Sim. Estou a falar com vocês: Carlinha, Fransky, Nica, Sílvio, Mary Jane e Bonifaceo e outro eventual. Este post é para vocês. Quero saber da vossa parte. Gastem lá 5 minutos comigo e respondam às seguintes tarefas (inspiradas no High Fidelity - Nick Hornby):

- os 5 melhores álbuns de sempre
- as 5 maiores canções de amor de sempre
- as 5 melhores músicas de Verão
- os vossos 5 "guilty pleasures" musicais (vá digam lá sem vergonha!)
- os 5 melhores filmes de sempre

Vá. Toca a pensar. Fico à espera das vossas revelações.

14 comentários:

Medusa disse...

Listas há muitas...estas são as que fazem sentido para mim exclusivamente, por ordem aleatória.

Os meus discos de sempre:
1."Blue lines" Massive Attack
2."Mezzanine" Massive Attack
3."Dummy" Portishead
4."Post" Bjork
5."The Velvet Underground" The Velvet Underground

Os meus filmes de sempre:
1."Aurora" F. Murnau
2."O fabuloso destino de Amélie Poulain" Jean-Pierre Jeunet
3."Pulp Fiction" Quentin Tarantino
4."Annie Hall" Woody Allen
5."Blade Runner" Ridley Scott

As minhas músicas de verão:
1."Girl" Beck
2."Good Vibrations" The Beach Boys
3."Bros" Panda Bear
4."Jammin'" Bob Marley
5."Sunday Shinning" versão de Finley Quaye

As melhores músicas de amor (suspiro...)
1."Everybody here wants you" Jeff Buckley
2."I love you Porgy" versão de Nina Simone
3."Don't" Seu Jorge
4."O meu amor existe" Jorge Palma
5."Inside my love" Minnie Ripperton

Guilty Pleasures
1.Mariah Carey: ídolo de infância
2.Mariah Carey: 4 álbuns, incluindo o de músicas de Natal, ouvido exaustivamente cada ano por essa altura
3.Mariah Carey: um dia hei-de vê-la ao vivo, Mariah és a maior!
4.Mariah Carey: posso provar a quem o quiser o seu unplugged de 1992 é um disco fabuloso, que eu aliás sei cantar de cor de uma ponta à outra.
5.Jennifer Lopez em loop no youtube, aquela "Get Right" porque é fixe e "All I have", porque é fofinha, até emociona...

Medusa disse...

Devo dizer que o filme "Expiação" de Joe Wright, estava a acotovelar-se com o "Blade Runner" por um lugar na lista e foi renhido. Menção honrosa para ele.

bonifaceo disse...

Comecei mas apaguei, tenho que pensar com mais calma e tempo, embora isto deveria ser para alguém com os gostos diversificados e não como eu, muito restritos. Se for a dizer em relação aos meus gostos não vai sair nada de especial.
Mas pronto, logo tento, talvez ponha algumas coisas antigas que mesmo raramente ouvindo ache bom e que se insira naquilo que gosto.

Hawaiian PinUp Girl disse...

carlinha, és linda!

bonifaceo: vai pondo aos bocadinhos! nem te esforces ou penses muito! isto é basicamente para pôr a malta a pensar em música, e a pensar no que gosta e a pensar em coisas boas em altura de pré-férias, que costuma ser desesperante! vá la! depois vou fazer colectâneas inspirada em voces!!!

O Cravo da Índia disse...

Isto custou a saír. Tem a validade de 24 horas. Amanhã, seria diferente.

Melhores filmes nesta ou naquela altura da vida:

In the mood for love (Wong Kar-Wai)
Spring, Summer, Fall, Winter… and Spring (Kim ki-duk)
Magnolia (P.T. Anderson)
Les Roseaux Sauvages (André Téchiné)
Delicatessen (Jeunet e Caro)

Melhores músicas para o Verão:

Misread – Kings of Convenience
Surfin Bird – The Trashmen
Brand new cadillac – The Clash
Street Lady – Donald Byrd
Epie – Röyksopp

Guilty pleasures (aqueles que se podem confessar)
- Wham (Adoro o Careless Whisper e o Last Christmas)
- Supertramp (o 1º album, chamado Supertramp - adoro o tom xaroposo e os solos de guitarra com 10 minutos)

Melhores canções de amor, sexo ou dor-de-corno
I know it’s over – The Smiths
Damaged Goods – Gang of four
There is a light that never goes out – The Smiths
Baby, I love you - Ramones


Os 5 discos que durante mais tempo foram os preferidos

Meat is murder – The Smiths
The Queen is dead – The Smiths
Boxer – The National
De Profundis – Arvo Pärt / Theatre of Voices
Kind of Blue – Miles Davis

O Cravo da Índia disse...

Carla, eu vou ouvir o Unplugged da MC, mas - à partida, eu sei!! - não é possível ser um disco do caraças!

Medusa disse...

Caríssimo Sílvio,

Rejubilo só de pensar que vais ouvir tal disco! E mais me alegra saber que me vais dar razão no final, mmhahahahhaah!(evil laughter)
Por falar nisso, quando chegar a casa vou também ouvir a Mariah!

O Cravo da Índia disse...

Antes de falar da Mariah Carey, gostava de acrescentar dois guily pleasures de que entretanto me lembrei - ainda só tinha posto três: adoro a linha de baixo do "Adeus tristeza" do Fernando Tordo; e deliro com o "Missing You" do John Waite.

Posto isto, Carla: eu ouvi o disco. Três vezes. E sempre que alguém chegava ao pé de mim, eu desligava o som com receio que pensassem que eu estava com um problema emocional grave. Gostei de uma canção: "Make it Happen"; e do início de "Someday". Mas irritaram-me solenemente os trinados a la Whitney, os oohhhh-ohhhhh e os oh-yeaaaahhh e baby yeahhhhhhh; achei os agudos do final de "Emotions" tão emotivos que ainda não estou em mim. E o resto não me despertou nada de especial. Explica-me lá o que é que há de bom aqui, que eu não cheguei lá!

franksy! disse...

isto não vai ser fácil... estou em estado de preparação psicológica!

bonifaceo disse...

Eu não me esqueci, apenas não tenho tido tempo, tenho passado pelos blogs a correr.

Maria disse...

Por motivos apenas agora consigo participar neste census. Assim, à queima-roupa, arrisco me a eleger os 5 melhores filmes, ou aqueles que me recordo como muito bons filmes:

1. Fight Club, David Fincher
2. Pulp Fiction, Quentin Tarantino,
3. There will be blood, Paul Thomas Anderson.
4. Il Mostro, Robert Benigni

E finalmente, porque as minhas memórias de infância assim me exigem....

5. Dirty Dancind, Emile Ardolino

Medusa disse...

Lembrei-me por estes dias de uma canção de (des)amor que supera as cinco que mencionei: "Your ex-lover is dead" dos Stars. É que às vezes, isto de querer esquecer à força resulta mesmo. Mas está reposta a verdade: esta música parte-me o coração (suspiro).

bonifaceo disse...

Assim no geral, sem ser propriamente top, porque o meu top passa bastante por Pearl Jam...
Então: Pearl Jam, o homónimo pelo menos, já que é recente e está muito bom. Depois umas coisas mais antigas, Led Zeppelin e Hendrix e ouvi umas coisas dos Stones no filme Alfie que achei engraçadas.
Indie, tipo Arctic Monkeys, Interpol, We Are Scientists, Bloc Party, The Killers e desse género, acho que se calhar para ouvir no carro a caminho da praia (e não só) é um som descontraído e engraçado. Nesse sentido também gosto do March to Fuzz dos Mudhoney e do Bleach dos Nirvana, mas só quando vou só porque é um som muito "cru" e quase ninguém gosta.
Claro que não nos podemos esquecer dos Arcade Fire, mas isso não é preciso dizer.
Poderia dizer mais umas quantas coisas que oiço muito raramente no you tube mas que me parecem engraçadas, tipo Bowie ou Morrissey...
Ah, e Down on the upside dos Soundgarden (sou fã deles, claro), gosto bastante da última metade de músicas do álbum (tirando uma) onde não está nenhum single.
E claro, o último que comprei, Jeff Buckley, embora tenha letras muito deprimentes, é bom para a parte da dor de corno e isso... tal como a minha Black entre outras dos maiores que gosto, como a I got id, embora esta não seja propriamente balada.

bonifaceo disse...

Falei ali nos Stones mas estive a ver e é mais Jagger, de qualquer maneira retiro qualquer um deles, não estava a pensar bem. :D
Ui... que longo, e faltam os filmes.
1-Lost in Translation (o meu favorito, gosto de cinema independente);
2-Magnolia;
3-Scoop (sei que Allen tem melhores, mas sou novo e ainda não vi quase nenhuns mas adoro o tipo de humor que o homem faz);
4-Alien (não sou fã do género mas pronto, esta saga é diferente);
5-Snatch (não se pode dizer que seja espectacular, mas gosto do tipo de acção e do humor associado e o papél de Pitt);
6-Juno (mais um filme independente, foi o melhor filme que vi este ano);

Escrevi demasiado e alguns comentários desnecessários, mas pronto, tenho a mania de justificar as minhas escolhas.