sexta-feira, 28 de maio de 2010

Suburbs/Month of May




Cá está para OUVIR e contemplar... a artwork do disco e as 2 músicas novas dos Arcade Fire.
E um recado da banda: o novo álbum já está disponível por encomenda no site deles, chama-se "The Suburbs" e sai dia 2 ou 3 de Agosto!

terça-feira, 25 de maio de 2010

James e Joanna

Últimos concertos que tive a sorte de ver:


LCD Soundsystem + YACHT @Brixton Academy, Londres, 24/04/10


O meu conceito de diversão é isto mesmo: um concerto espectacular, onde dancei mais do que em 10 aulas de aeróbica, numa sala de espectáculos(*) fantástica, e acompanhada de malta que foi exactamente para o mesmo. Ora aí está.Com os YACHT a abrir, já se antevia uma noite de farra, já que eles deram concerto digno de banda principal. Foi a segunda vez que os vi (a primeira foi num improvável domingo à noite na Via Latina, para umas 30 pessoas) e voltei a achar que eles eram fantásticos.
Nesse sábado, o sr. James Murphy saiu na capa do suplemento cultural do Guardian com uma entrevista que deu gosto ler, em especial a parte em que ele diz tudo: "I see this band as pure evidence that having a decent idea is more important than being talented". À noite, foi um festão, muitas músicas do álbum novo e mais ainda das antigas, com direito a balões e tudo, como este momento aqui filmado por alguém que ficou no balcão. Só com este video consegui ver a banda a ir embora, depois de fecharem com a New York I love you..., já que a criançada estava tão animada com os balões, que só quando parámos de brincar é que demos conta que já a banda tinha desaparecido.



(*) (o meu blog ainda não aceita o novo acordo ortográfico)

Joanna Newsom @ Royal Festival Hall, 12/05/10

Mas que raio é que a mãe desta menina lhe deu para comer em pequena, que ela além de lindíssima, tem uma voz vinda do céu, e toca harpa como um anjo (na verdade nunca conheci nenhum anjo, mas faz parte do imaginário popular). Apesar de neste concerto ter ficado num lugar péssimo, onde apenas dava para ver a rapariga em tamanho microscópico, o Royal Festival Hall tem a vantagem de ter uma acústica maravilhosa, arrisco dizer que é a melhor sala onde já estive em termos de som. Por isso, apesar de pequenina, de não lhe ver as tranças nem o estampado do vestido, parece que ela me cantou ao ouvido, e por quase duas horas. Acredito fortemente que, se existe um Céu, no sentido bíblico do termo, os discos da Joanna Newsom passam várias vezes e em loop nas colunas das ruas desse sítio.
Aqui fica a ida dela à BBC uns dias antes, e onde se pode ver muito melhor a menina-diva e a sua harpa de perto.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Filmes que me deram a volta ao cérebro


Antichrist (2009) - Este é um dos filmes mais bonitos que já vi. Palavra. No sentido estético, parece-me que o cinema chegou aqui a uma obra de arte belíssima. No entanto, nunca mais quero ver este filme. O Lars Von Trier passou-se de vez. Quem não estiver preparado para ver a mais cruel tortura, perturbadora violência, sexualidade doentia, nem pense em ver este filme. Não foi por acaso que quase todo o público em Cannes se levantou e saiu da sala.



Dogtooth (2009) - Tentem pensar num filme grego que vos tenha agradado. A mim não me ocorre nenhum. Até ver este. É sem dúvida um dos filmes mais hilariantes que já vi. Nem estou bem segura a usar a palavra 'hilariante'... talvez: bizarro, nonsense, disfuncional, mas fabuloso. Mas tem detalhes tão distorcidos, que nem sei se posso orgulhar-me em dizer que adorei este flme. Imaginem uma família que vive hermeticamente isolada de todo o mundo, com 3 adolescentes que têm a inocência de crianças, que acham que os gatos são monstros terríveis que querem comer pessoas vivas, e que 'zombies' são flores pequeninas amarelas. Isto são só pequenos detalhes, para além de interpretações excelentes, realização e fotografia muito bem conseguidas. O filme é o must-see do ano. Não admira que tenha ganho tantos prémios.



Paprika (2006) - Ok. Descrever este filme? Hmmm.... imaginem que estão a sonhar, ou estão naquela fase do início do sono onde tudo é disparatado. Imaginem acordar e não perceber nada desse sonho, apenas pedaços desconexos e imagens mentais. Agora imaginem tudo isto em anime.

domingo, 16 de maio de 2010

Arcade Fire fans, you've got mail!


As primeiras notícias sobre o novo álbum dos Arcade Fire chegaram por postal!
1 de Junho sai um vinil chamado Suburbs/Month of May. Esperemos então pelo resto!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Lobos, campaínhas e a Ruc do meu coração

3 apontamentos de requintada fineza e extremo gáudio:

Os Wolf Parade, que vão lançar novo álbum (Expo 86) não tarda nada, já têm 2 músicas disponíveis para a espreitadela, ou escutadela. Estou a escrever isto e a ouvir pela primeira vez. Ainda estou a degustar. Confesso que a primeira música, Ghost Pressure, me assustou um bocadinho, soando-me a um pop estranho (entranhará?), mas a segunda What did my lover say uuffff, boa como se esperava!


Os Broken Bells tiveram uma ideia espectacular: em troca de umas bolachas usaram um grupo de putos como focus group de escuta do grande álbum que lançaram há um mês e pouco. O resultado está em video, aqui, e digo-vos já, há muitos críticos de música que são uns ursinhos carinhosos perto destas crianças!





A Ruc - Rádio Universidade de Coimbra, uma das mães que me criou nesta vida, que me deu grande parte dos meus melhores amigos, e que me fez apaixonar por essa coisa que é 'fazer rádio', recuperou o Palco 2 da Queima das Fitas de Coimbra. São só 4 das noites, mas pelo menos vai ouvir-se música boa! Voltamos a ter esperança, pessoas que não gostam de Shakira e Riahnna, respiramos de alívio, garotada da roupa esquisita e dos discos de tiragem mais reduzida, vamos ser felizes outra vez, malta!!!
E vamos poder ver (ide, vós, que eu estou longe...) o senhor El Guincho!