quarta-feira, 31 de março de 2010

Blur - No Distance Left to Run (2010)


Já estava para escrever sobre este filme há muito, mas só agora é que consegui. Este foi um dos muitos presentinhos deixados pela BBC no maravilhoso iPlayer há umas semanas. No distance left to run é um filme-documentário sobre os Blur, como todas as grandes bandas merecem ter. É um belíssimo documento, muito bem realizado, onde a própria banda conta a sua história, e com eles toda a história do britpop que, convenhamos, sem os Blur não faria sentido. Este documentário é essencial para perceber o panorama da música nos anos 90, mesmo para quem não é fã, ou que é só mais ou menos.

domingo, 21 de março de 2010

Cinema e Direitos Humanos

A BBC, que faz verdadeiro serviço público com o seu iPlayer (que disponibiliza online a maioria dos conteúdos, incluindo séries, filmes e documentários) fez com que esta semana eu assistisse a dois filmes fabulosos. Pela qualidade, pelo bom gosto, e pelas histórias, duras e verdadeiras. Cinema que estabelece uma relação directa com o tema dos Direitos Humanos, sem heroísmo e sem o moralismo ocidental e efémero, próprios daqueles filmes que levam as estatuetas todas.



Buddha Collapsed Out of Shame/ Buda as sharm foru rikht (2007)
, de Hana Makhmalbaf - Em 2001 milícias talibãs destruíram as milenares estátuas de Buddha em Bamiyan, Afeganistão. O enorme vazio depois do desaparecimento destas estátuas é o pano de fundo. Este filme mostra fundamentalismo, pobreza, racismo, sexismo, política e religião através dos olhos de uma menina que só quer ir à escola, aprender anedotas.



Water (2005/2007), de Deepa Mehta - Na Índia ser-se viúva significa que metade da mulher morreu também. A vida que resta, é passada num templo de viúvas, obrigadas à pobreza e à exclusão social, vivendo cada dia só à espera do dia da própria morte. Casar novamente significa a vergonha e a maldição para as próximas vidas. Muitas destas mulheres ficam viúvas quando ainda são crianças, porque foram obrigadas a casar na infância. Actualmente, são cerca de 34 milhões de mulheres a viver nestas condições.

segunda-feira, 15 de março de 2010

O meu espectacular fim-de-semana em Londres

Vou sempre que posso à capital do reino, fazer a minha lavagem cultural. Nem gesso nem uma monumental constipação me pararam a pândega!


Fui ver o David Sedaris ao Leicester Theatre, ler pedaços do seu novo livro. Um escritor de um grande humor auto-biográfico e auto-depreciativo. Aquele tipo de gajo que acho que seria meu amigo se nos conhecêssemos pessoalmente.


Fui ao Barbicane Centre ver o filme novo do street-artist Banksy chamado Exit through the gift shop. Um documentário sobre street-art e como um artista se faz com um grande golpe de marketing e uma lata do caraças.




Antes do filme, uma olhadela pela curiosa exposição do designer e arquitecto Ron Arad onde, no meio dos bizarríssimos mas fantásticos móveis desenhados por ele podíamos jogar ping-pong nesta mesa cheia de pinta.


E fiquei de barriga cheia ao ir à Roundhouse ver um concertão dos Grizzly Bear com a primeira parte dos Beach House, tendo as duas bandas tocado ainda dois temas em conjunto. Fica o video da Two Weeks, que neste video captado por algum anónimo, o som até ficou razoável.

sexta-feira, 12 de março de 2010

The Strange Boys

É só carregar e ouvir uma das bandas que mais me tem animado os dias!
Be Brave!!!


terça-feira, 9 de março de 2010

Como se entregam prémios no Canadá, ou o que fazer com a filarmónica lá da terra



(antigo mas sabe sempre bem)

segunda-feira, 8 de março de 2010

Prendas e boas notícias!


Aproveito estar no UK para encomendar na Amazon e na HMVonline, já que as coisas são mais baratinhas e não pago portes de envio. Esta manhã chegaram as minhas prendinhas: Heligoland, dos Massive Attack, Plastic Beach, dos Gorillaz, e Broken Bells, dos Broken Bells (a minha nova paranóia). Todos em edições especiais, e os três por menos de 20 libras!



Entretanto, chegou a boa nova: os Arcade Fire anunciam a primeira data da nova tour! Julho, num festival na Irlanda. Já sei que vou andar aí toda parvinha, até serem anunciadas outras datas geograficamente mais favoráveis... e vêm aí album novo... credo! gosto tanto deles que a fasquia está nas nuvens, e até tenho medo da desilusão. Fingers crossed e batam na madeira!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Hurt Locker


The Hurt Locker (2008)
- Tem várias nomeações para os Oscares, mas tem dividido a crítica. Na minha opinião, é um bom filme de guerra, esteticamente bonito e bem realizado. Não se espere posicionamentos ou reflexões políticas acerca da guerra. Este filme é para apaixonados por arsenal bélico, e muito pó do deserto.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Uma não-recomendação


Fat Girls (2006) - Já não me lembro muito bem qual a referência que tinha deste filme, provavelmente vinha recomendado num qualquer blog refundido. Refundido mesmo, tanto que não vejo mesmo onde fui desencantar este filme. O IMDB cataloga-o no género 'indie gay' (????). Então imagine-se uma história onde tudo e todos são feios. O argumento também não é promissor, e o desenlace é um tanto descabido, parece um final 'assim inventado e fica assim e pronto', com uma espécie de lição moral 'sê tu próprio' no final. Ainda estou para perceber como é que este filme me veio parar às mãos.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Um antigo, um novo e uma série


Funny Face (1957) - Em português chama-se 'Cinderela em Paris' e faz parte de uma colecção especial de dvds da Audrey Hepburn que encontrei a um preço muito bom na HMV. É um musical, e são muito raros os musicais que me convencem. Mas este tem boas razões: a Audrey, Paris, Givenchy, e a melhor dança que já vi num filme. Comprove-se.



The Limits of Control (2009) - O último do Jim Jarmusch. Recomendo tremendamente e não digo nem um único detalhe! Assim é que sabe bem!


Outra pérola produzida pela BBC que me ocupou os últimos tempos. Pode ser toda vista aqui, o site do Channel 4, sem vírus, sem piratagens, sem escandaleira.